Silimarina em pacientes com gordura no figado: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo

eighteen/10/201937457

Fb Twitter
< Voltar
O produto botanico silimarina, um extrato de cardo de leite, e comumente usado pelos pacientes para tratar doencas hepaticas cronicas e pode ser um tratamento para a gordura no figado (esteatose) devido as suas propriedades antioxidantes. O objetivo do estudo publicado em PLOS-1 avaliou a seguranca e eficacia de doses mais altas do que o habitual de silimarina em pacientes nao cirroticos com gordura no figado (esteatose).

Este estudo de Fase II multicentrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, exploratorio, testou a silimarina padronizada (Legalon ®, Rottapharm – Madaus, Mylan) e foi realizada em five centros medicos nos Estados Unidos.

Pacientes adultos realizaram uma biopsia do figado dentro de 12 meses mostrando gordura no figado (esteatose) sem cirrose com um nivel de atividade NAFLD (NAS) igual ou maior que four por avaliacao do patologista.

Os seventy eight participantes foram divididos em tres grupos, um recebeu silimarina (Legalon®) 420 mg, outro grupo recebeu silimarina (Legalon®) 700 mg e os participantes do terceiro grupo recebeu um placebo, todos eles durante 48 semanas. O objetivo primario da pesquisa period obter melhora histologica maior que two pontos.

Apos forty eight semanas de tratamento uma nova biopsia mostra que 15% dos pacientes que tomaram a dose de seven-hundred mg, 19% dos participantes que tomaram 420 mg e 12% dos que simplesmente receberam um placebo atingiram o objetivo primario de melhora histologica maior que two pontos, indicando como resultado que nenhum beneficio foi obtido com a silimarina (Legalon®) em relacao ao placebo.

O resultado da pesquisa mostra que em 63% dos participantes o estagio da fibrose melhorou, silimarina planta mais principalmente no grupo tratado com o placebo, embora essa melhoria da fibrose nao seja significativamente diferente de aquela obtida nos dois grupos tratados com silimarina (Legalon®).

O efeito da silimarina em pacientes com gordura no figado permanece inconclusivo.

Estudo registrado em clinicaltrials.gov, Identifier: NCT00680407.

Fonte: Silymarin in non-cirrhotics with non-alcoholic steatohepatitis: A randomized, double-blind, placebo managed trial – Victor J. Navarro, Steven H. Belle , Massimo D’Amato , Nezam Adfhal , Elizabeth M. Brunt , Michael W. Fried , K. Rajender Reddy , Abdus S. Wahed , Stephen Harrison , on behalf of your Silymarin in NASH and C Hepatitis (SyNCH) Review Team – Published: September 19, 2019 https://doi.org/10.1371/journal.pone.0221683

Carlos Varaldo
www.hepato.com
[email protected]

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronologica. O avanco do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocacao em poucos meses. Encontrando colocacoes diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informacao mais atual, com facts de publicacao mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram nao possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso authorized: As informacoes deste texto sao meramente informativas e nao podem ser consideradas nem utilizadas como indicacao medica.
E permitida a utilizacao das informacoes contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo e o que e silimarina afiliado da AIGA – ALIANCA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *